Trending

O fim do Orkut?

Google começou a testar a ferramenta de criação de comunidades no Google +. A intenção é levar o conteúdo do Orkut para a rede social do Google, que ainda não caiu nas graças do público

O Google começou a liberar, na quinta-feira (6), a criação de comunidades no Google+. Era o que faltava para matar, de vez, o Orkut?.

Desde que o uso do Facebook explodiu no  Brasil, nos últimos dois anos, o Orkut perdeu gradualmente a relevância.

Cheia da bugs e processos judiciais e com um ritmo muito mais lento de  inclusão de recursos do que o do concorrente, a rede social começou a  ser abandonada. A queda de audiência foi imensa e caiu 43% em relação ao ano passado. Antes a maior rede social do país, o Orkut chegou a 20,6 milhões de acessos, metade do que foi registrado para o Facebook.

Seu ponto mais forte, que mantém até hoje visitantes fieis, são as comunidades, verdadeiros fóruns de discussão temáticos. Mas mesmo esses lugares começaram a ser esvaziados pela migração de internautas para o Facebook, que tem um outro modelo, os Grupos. Como o Google+
ainda não contava com esse recurso, forçar uma mudança resultaria na  extinção de uma grande quantidade de conteúdo – e na perda de mais usuários.

Com as comunidades agora no Google+, o Google pode, em breve,  oferecer amigavelmente o recurso de migração de tópicos para os donos de comunidades do Orkut. Isso foi feito outras vezes.

E Vc ainda acessa o Orkut? Já tem perfil no G+? O que acha dessa migração que está ocorrendo do Orkut para o G+? Deixe seu comentário.

4 Comentários

  1. kkkk tenho minha conta desde 2008 e raro acessar ela kkk, mais já deu o que tinha que da a onda agora e facebook

    ResponderExcluir
  2. Uso o Orkut desde 2005, mas não tem como não resisti o sensacional facebook.

    ResponderExcluir
  3. Ao que tudo indica está chegando mesmo o fim do orkut. Acho uma pena, mas faz parte da vida, afinal nada é eterno, tudo aquilo que surge um dia acaba. Um dia chegará a vez do facebook também. Sei que o orkut tinha algumas coisas muito irritantes. Mas quem mais estragava o orkut eram os usuários, e estes estão agora no facebook. E vamos dizer a verdade, depois que houve a migração e os trolls saíram, o orkut teve uma ótima fase, com um nível muito bom, mas está acabando aos poucos. Mesmo hoje (quase no fim) o orkut continua uma ótima ferramenta para discussão (todos os assuntos), suporte e aprendizado. Muitas das coisas que aprendi sobre Linux foi graças ao suporte da galera do orkut. Até mesmo na minha área zoologia e paleontologia já ajudei muitas pessoas e fui muito ajudado. Trocas de artigos científicos, livros e muito mais. Também fiz umas boas amizades por lá, não apenas virtual, até conheci pessoalmente alguns. Enquanto o foco do orkut eram as comunidades, do facebook é o usuário, então agora vamos ter que contentar apenas com postagens de tirinhas, vídeos, imagens e fotos de comida e malhação na academia do Instagram.

    ResponderExcluir
  4. Ah e respondendo, sim eu acesso o orkut (acho que vou ser o último a sair, pode deixar que apago a luz). Mas pelo que estou vendo a galera não ta curtindo muito a migração para o G+, mas aos poucos estão aderindo a ideia (pelo menos nos grupos que participo). Mas não vejo muito sucesso no G+, agora é mesmo a vez do facebook.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads
header ads
header ads